Endodontia - Tratamento de Canal
Sendo a primeira especialização do Dr. Bruno Hirata, a Endodontia tornou-se paixão desde os tempos de graduação. A Endodontia, também chamada tratamento de canal, foi a primeira especialidade que o Dr. Bruno ministrou suas aulas, tanto na graduação, quanto na Especialização da Universidade Estadual de Londrina.
Dr. Bruno Hirata realiza a Endodontia Automatizada sempre que possível, combinando técnicas com tecnologias já consolidadas como o uso da Odontometria eletrônica (expondo menos possível o paciente em radiação); instrumentações reciprocantes, oscilatórias e rotatórias.
Tratamento endodontico de um 3 molar superior.
As raizes do elemento dentário encontravam-se atrésicas, apresentando dupla e tripla curvaturas. Neste caso optou-se por iniciar a instrumentação utilizando limas LK#10 Scout RaCe, Odontometria eletrônica com Root ZX II sendo confirmada com o raio-x, e instrumentação utilizando o sistema BioRaCe (FKG)#35
Em seguida, o paciente foi encaminhado para o dentista inicial para restauração.
Tratamento Endodontico de um pré-molar inferior com curvatura acentuada na apical.
O elemento dentário foi diagnosticado com uma pulpite irreversível. Desta forma, este tratamento foi realizado em sessão única utilizando limas manuais de Níquel-Titânio acoplada a um contra-ângulo oscilatório (NSK TEP-ER 10).
O instrumento memória foi a NiTi#35, a Odontometria eletrônica foi realizada pelo aparelho Root ZX II e a técnica obturadora usada foi a de Tagger-Moreno.
Tratamento Endodôntico de um molar inferior portador de uma lesão sugestiva de cisto periapical ou granulôma.
Este elemento dentário assintomático foi tratado durante 12 meses utilizando a terapia fotodinâmica para regressão da lesão. Os sistemas de canais radiculares foram instrumentados pela lima reciprocante R25 nos canais mesiais e R40 no canal distal.
O caso foi acompanhado durante dois anos e meio antes da restauração final. O cimento extravazado foi o AH Plus, cimento próprio para este fim.
Tratamento Endodôntico de um molar inferior com curvaturas.
Foi realizado somente o tratamento endôntico neste caso, encaminhando o paciente para restauração para o dentista responsável.
O tratamento demonstrou extravazamento de material (cimento endodôntico AH Plus) próprio para este fim, salientando a eficiente limpeza obtida neste caso. Foi realizado a instrumentação com a lima reciprocante WaveOne Primary e a Odontometria realizada foi através do aparelho Root ZX II.
Tratamento Endodôntico de um molar superior com curvaturas nas raizes vestibulares.
Elemento dentário foi diagnosticado como necrose pulpar. Neste caso, o Dr. Bruno realizou instrumentação automatizada reciprocante com R40 nos três canais. Existiu um curativo de demora (Hidróxido de Cálcio) que ficou dentro dos sistema de canais radiculares durante 21 dias. Na sessão seguinte, foi realizada a obturação utilizando a técnica híbrida de Tagger.
Devido a grande interferência dos acidentes anatômicos, a Odontometria foi realizada com localizador foraminal eletrônico Root ZX II.
Tratamento Endodôntico de um segundo molar superior com curvatura acentuada na raiz mésio-vestibular.
Elemento dentário estava apresentando um quadro de pulpite irreversível. Visualizando o raio-x, o Dr. Bruno percebeu a curvatura acentuada exigindo a utilização de materiais especiais como a lima reciprocante Reciproc Blue R25. O tratamento deu-se em uma única sessão, aonde o paciente foi dispensando com a endodontia finalizada e encaminhado para o dentista responsável terminar o tratamento Odontológico.
Tratamento Endodôntico de um primeiro molar superior com um granuloma abscedido.
Paciente relatava dor e inchaço no local. O primeiro procedimento foi abertura do elemento dentário, instrumentação do sistema de canais radiculares utilizando a lima Reciproc R25 nos canais vestibulares e lima manual LK50 na raiz palatina. Em seguida foi colocado curativo de demora (hidróxido de cálcio) durante 21 dias. Os canais foram obturados mesmo com a lesão existente pois a mesma iria regredir em meses, sendo resultado da instrumentação, limpeza e medicação já realizada.
Tratamento Endodôntico de um pré-molar inferior com dois canais.
Não é muito raro alguns dentes inferiores possuirem dois canais ao invés de um. Este fenômeno se dá devido ao achatamento radicular no sentido mésio-distal destes dentes. Desta forma, é imprescindível verificar a existência destes canais para um correto tratamento endodôntico.
Neste caso a técnica de instrumentação foi a manual, terminando com a lima LK#35 tanto no canal vestibular, quanto no canal palatino.